A Fronter é uma empresa de engenharia especialista em obras de concreto armado e obras de infraestrutura, focada no setor de saneamento, energia e obras industriais, participando da solução de grandes desafios da engenharia. Com 20 anos no mercado, somos diferentes e queremos ir muito além. Qualidade, agilidade, comprometimento: isso é nossa obrigação. Queremos fazer mais, entregar mais, construir acima de qualquer desafio!
Há 3 anos atrás a Fronter aceitou mais um desafio: executar a ampliação da ETE Caieiras, em parceria com a TAE – Grupo Tigre Águas e Efluentes! Em 2021, a Fronter iniciou sua parceria com a TAE em um projeto que envolvia a execução de obras civis, elétricas e hidromecânicas. Desde então, mantivemos uma colaboração contínua e ininterrupta, resultando em diversos contratos e consolidando-nos como bons parceiros de negócios.
A obra foi realizada para a Softys , uma subsidiária da companhia CMPC , a qual pretendia fazer ajustes em sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) na unidade de Caieiras em São Paulo, com o objetivo de atender às exigências ambientais.
Dentro do projeto, executamos toda a parte civil do maior reator IC da PAQUES do Brasil! A realização consiste na ampliação do sistema aeróbico e anaeróbico, formando um sistema misto. A ETE Caieiras, inicialmente com capacidade de vazão de 400 m³/h, passou por uma ampliação para alcançar 550 m³/h. Incrível, não é mesmo? A quantidade de efluente tratado agora é ainda maior!
A ETE Caieiras, sem dúvida, representa mais um desafio executado com sucesso!
Para a reforma da ETE, a empresa considerou modificações na atual mix de utilização de fibras de celulose virgens e recicladas para as MPs existentes, contemplando o seguinte escopo:
✓ Reforma da Elevatória 810 – REFORMA
✓ Pré Tratamento – NOVO
✓ Decantador Primário – NOVO
✓ Reforma do Decantador Primário 1 – REFORMA
✓ Reforma do Adensador – REFORMA
✓ Reforma/conversão dos TQs 5 e 7 em Tqs de Equalização/Emergência – REFORMA
✓ Nova Torre de Resfriamento – NOVO
✓ Sistema Anaeróbico – NOVO
✓ Sistema Aeróbico – REFORMA
✓ Decantador Secundário – NOVO
✓ Sistema de desaguamento de lodos – REFORMA
✓ Bombas novas e reaproveitamentos de algumas existentes; – NOVAS E REAPROVEITAMENTO
✓ Sistemas de preparação e dosagem de produtos químicos – REAPROVEITAMENTO
O sistema aeróbico foi convertido para um sistema de lodos ativados de baixa carga (aeração prolongada) com seletor aeróbico, sistema que é aplicado em muitas ETE’s das indústrias de Papel e Celulose no Brasil e no exterior, com bastante sucesso na qualidade do efluente tratado e na estabilidade e robustez do sistema.
Tratamento Anaeróbico para 100% da vazão e carga de efluente, sendo utilizado o sistema e fornecimento da Paques LAM . Com a utilização do Tratamento Anaeróbico para 100% da vazão de efluentes, a carga remanescente para o Tratamento Aeróbico reduziu-se, não exigindo mais a utilização de todos os tanques de aeração existentes, viabilizando a utilização de parte deles para fins de Equalização/Emergência.
A construção abrange estruturas, decantadores, bases civis e pisos para suportes, equipamentos e tanques da planta, de acordo com os projetos e em conformidade com as normas de construção vigentes, atendendo às solicitações específicas do cliente.
Solo grampeado é uma técnica de melhoria de solos, que promove a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores e revestimento em concreto projetado. Os chumbadores ou grampos, promovem a estabilização do maciço, e o revestimento em concreto projetado oferece a estabilidade local junto ao paramento. Portanto, foi executada uma cortina de concreto projetado para estabilização da encosta.
Conforme mencionado, foi uma parceria com a TAE, envolvendo a execução das obras civis, elétricas e hidromecânicas. Para isso, contamos com a ajuda de nossos parceiros Jotha Manutenção Industrial para montagem hidromecânica, e Patoeste Eletro Instaladora Ltda para montagem elétrica!
A gestão multidisciplinar de obras que envolvem engenharia civil, elétrica e hidromecânica requer a colaboração e integração de profissionais de diversas áreas. Portanto, uma comunicação eficiente e a coordenação entre essas equipes são fundamentais para garantir que todas as etapas da obra sejam planejadas, executadas e integradas de maneira eficaz, resultando em um projeto final de qualidade superior e alta eficiência, como foi na ETE Caieiras!
Sem dúvidas, o maior desafio foi a dificuldade de intervenção no funcionamento da estação existente. Toda e qualquer intervenção que demande parada da Estação e/ou Fábrica devia ser previamente alinhada com o cliente.
Além disso, houveram diversos trabalhos de madrugada em razão das necessidades de intervenção com paradas e esvaziamento dos tanques de aeração.
O fato de não ser disponível parada de operação de maior duração, exigiu a utilização de métodos e estratégias específicas para viabilizar a ampliação com esta limitação. DESAFIO É COM A GENTE!
Assista o vídeo a seguir que preparamos para VOCÊ!
Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre a obra? Acesse nosso Portfólio! E em caso de dúvidas, entre em contato com o Head Comercial!