Recentemente o SNIS – Sistema Nacional sobre Informações de Saneamento, divulgou dados sobre a situação do tratamento de água e esgoto no Brasil para o ano de 2021.
O compilado de dados elaborado pela Aviva ambiental ,mostrado abaixo, revela a porcentagem da população atendida com água potável e tratamento de esgoto, a nível nacional e também por regiões.
Analisando a situação apresentada no mapa, vemos que os dados mostram uma carência no setor de saneamento básico no país. A Trata Brasil, de acordo com dados de 2021, aponta que são quase 35 milhões de brasileiros sem disponibilidade de água tratada e quase 100 milhões sem acesso à coleta de esgoto.
Em convergência com esse pensamento, está o Marco do Saneamento de 15 de julho de 2020, regulamentado pela Lei de Nº 14.026. Seu objetivo é garantir a universalização dos serviços de saneamento básico , direito garantido à população pela Constituição Federal de 1988.
As metas contidas nesse marco versam que até 2033 é esperado que aumente de 53,2% para 90% o total de pessoas atendidas com coleta de esgoto e de 83,6% para 99% o total de brasileiros com acesso a água tratada.
Isso abre espaço e reforça a necessidade de investimento no setor, ao passo que o marco também propõe a participação da iniciativa privada como opção para aporte financeiro e executivo. Além disso, ele também estabelece a livre concorrência, permitindo que empresas privadas possam disputar de maneira igualitária os contratos de prestação de serviços.
A Fronter já trabalhou em parceria com muitas concessionárias privadas, a fim de garantir que cada vez mais pessoas possam ter acesso a serviços de saneamento básico. Aliás, foram essas empresas que nos possibilitaram ingressar nesse mercado e adquirir o know-how que temos hoje sobre o assunto.
Abaixo está apresentado o Ranking de Saneamento elaborado pela Trata Brasil para o ano de 2022, contendo as 20 melhores e as 10 piores cidades no quesito Saneamento Básico.
É observado que São Paulo possui 8 das 20 melhores cidades, dentre elas Piracicaba, na qual já trabalhamos.
Nessa cidade, foram 3 estações de tratamento de esgoto construídas para a Águas do Mirante (AEGEA), a ampliação da ETE Piracicamirim de 200l/s para 357l/s de vazão, a ETE Capim Fino e ETE Bela Vista, nossa primeira obra no ramo de saneamento. As três juntas contemplam uma vazão de 837l/s, que são capazes de atender mais de 401 mil pessoas todos os dias.
Já no tratamento de água, uma obra que nos orgulha em nosso portfólio é a construção da ETA Bombinhas. Antes da sua existência, muitas pessoas sofriam com problemas relacionados à falta de água ou escassez de água de qualidade todo o verão. O que está relacionado com o fato de ser uma cidade litorânea turística, podendo no auge da temporada de praia, aumentar sua população de 20 mil para 300 mil habitantes. Problema que já foi atenuado, pois agora são mais de 60 mil pessoas atendidas todos os dias pela ETA, a qual possui uma vazão de 210l/s.
Apesar dos nossos 19 anos de história, foram nos últimos 9 que começamos a participar do setor de saneamento, e hoje já podemos dizer que as Estações de Tratamento que construímos já melhoraram a qualidade de vida de 850 mil pessoas.
Além disso, contamos também com muitas ETEIs (Estação de tratamento de Efluentes Industriais) executadas pelo Brasil. Sendo 4 delas, voltadas para o tratamento de efluentes de fábricas de papel e celulose.
Quando olhamos para esses resultados, vemos que não são apenas números, são pessoas, famílias e também o meio ambiente que conseguimos impactar todos os dias. Temos um compromisso não apenas com o cliente final, na entrega de cada obra, mas com toda a sociedade que usufrui da infraestrutura que implementamos.
Fronter, desafio é com a gente!