Quando se fala em início de obra, de fato é intrínseco pensarmos no alicerce das grandes estruturas, as fundações.
Porém, antes de começar a falar efetivamente sobre as fases da construção principal, existem algumas etapas preliminares que são de extrema importância, são elas: Mobilização, terraplenagem e implantação do canteiro.
A mobilização está ligada ao conceito de levar até o local da obra os recursos necessários para a execução da mesma, sendo eles, mão de obra especializada, materiais e equipamentos. Essa etapa envolve um planejamento estratégico por parte da equipe, destacando a importância do gerente de obras que irá mensurar o que será necessário em cada etapa.
Agindo em conjunto com o gerente, tem-se o setor de suprimentos, que além de estabelecer parceria com os fornecedores, irá certificar-se de que os recursos estejam disponíveis quando solicitados, evitando a ociosidade e atrasos no cronograma.
A terraplenagem, por sua vez, tem início com a realização da supressão vegetal e depois do terreno limpo, são executados os cortes e aterros previstos no projeto.
Esse é um processo que em muitos casos pode parecer coadjuvante devido a magnitude da obra que será instalada posteriormente, porém é nessa fase que ocorre a compactação e, caso se apresente necessária, a troca de solo. Dois fatores que se bem executados podem evitar o surgimento de patologias e transtornos futuros.
No que diz respeito a implantação do canteiro de obras, é visível que apresenta uma ligação direta com a mobilização, pois nessa etapa ocorre a alocação da infraestrutura básica de funcionamento da obra.
Dentre os itens contemplados nessa fase estão: escritório; almoxarifado; refeitório; vestiário e banheiros; central de armaduras e carpintaria; baias para descarte de material seguindo o PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos); redes de água, energia elétrica e conexão de internet; tapume e placa de obra.
Fronter, Desafio é com a gente!
Gostou desse post? Não deixe de acompanhar nosso site para não perder as atualizações e nos siga nas redes sociais.